11 found
Order:
  1. A estrutura conceitual da revolução quí­mica.Paul Thagard, Marcos Rodrigues da Silva & Miriam Giro - 2007 - Princípios 14 (22):265-303.
    Este artigo investiga as mudanças conceituais revolucionárias que ocorreram quando a teoria do flogisto de Stahl foi substituída pela teoria do oxigênio de Lavoisier. Utilizando técnicas extraídas da inteligência artificial, o artigo descreve os estágios cruciais no desenvolvimento conceitual de Lavoisier, de 1772 até 1789. Em seguida, é esboçada uma teoria computacional da mudança conceitual de modo a explicar a descoberta de Lavoisier da teoria do oxigênio e a substituiçáo da teoria do flogisto. Este artigo é uma traduçáo de “The (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  11
    Realismo seletivo, empirismo construtivo e o problema da continuidade teórica.Gabriel Chiarotti Sardi & Marcos Rodrigues da Silva - 2023 - Cognitio 24 (1):e61817.
    No decorrer do debate sobre o realismo científico, alguns antirrealistas, tal como Leo Tolstói e Larry Laudan, criaram um desafio cético para os realistas, questionando, com base na história da ciência, a crença realista de continuidade entre as teorias do passado, atuais e futuras. Stathis Psillos ofereceu uma réplica que ficou conhecida como realismo seletivo ou divide et impera, alegando que, através de um minucioso exame, podemos encontrar elementos teóricos de continuidade entre teorias passadas e atuais, assegurando, por analogia, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Uma avaliação crítica da implausibilidade teórica do socioconstrutivismo.Marcos Rodrigues da Silva - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (3):1-10.
    Apesar de o socioconstrutivismo defender que tanto os critérios epistemológicos quanto os fatores sociocomunitários devem ser levados em consideração na explicação de uma realização científica, os críticos desta concepção insistem na ideia de que os socioconstrutivistas atribuem um papel exclusivo aos fatores sociocomunitários e com isso os fatos científicos deixam de ser uma representação da natureza e se tornam uma mera construção social. O objetivo deste artigo é argumentar, por meio de uma discussão do conceito de construção para os socioconstrutivistas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    A controvérsia sobre as estradas paralelas de Glen Roy: uma justificação dos procedimentos de Darwin.Marcos Rodrigues da Silva - 2023 - Filosofia E História da Biologia 18 (1):59-72.
    Uma importante categoria filosófica conceitual para a compreensão de uma produção científica é a noção de autoridade cognitiva; autoridades atuam como agentes causais de certas produções científicas. A historiografia costuma dar muita atenção a influências que redundam em casos de sucesso científico. No entanto, há um caso na história da biologia em que o uso de autoridades cognitivas resultou em um fracasso teórico: a derrota de Charles Darwin (1809-1882) para o geólogo suíço Louis Agassiz, (1807-1873) na controvérsia sobre as “estradas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Apresentação: Paul Thagard e a revolução quí­mica de Lavoisier.Marcos Rodrigues da Silva & Miriam Giro - 2007 - Princípios 14 (22):261-263.
    Apresentaçáo da traduçáo do artigo de Paul Thagard.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  55
    Instrumentalismo e explicação científica no De motu de Berkeley no De motu de Berkeley.Marcos Rodrigues da Silva - 2006 - Scientiae Studia 4 (1):101-114.
  7. Jonh Locke e o realismo cientí­fico.Marcos Rodrigues da Silva - 2007 - Princípios 14 (21):55-65.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Este artigo tem por objetivo discutir a inserçáo de John Locke na filosofia do realismo científico no que diz respeito ao debate realismo/empirismo. Para atingir este objetivo apresentarei a hipótese de Maurice Mande lbaum de que, com relaçáo ao problema da explicaçáo científica, Locke parece estar alinhado com os realistas. Para discutir esta hipótese, procurarei oferecer uma caracterizaçáo de empirismo que seja apropriada para o debate realismo/empirismo – caracterizaçáo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    Narrativas socioconstrutivistas e seus problemas.Marcos Rodrigues da Silva - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:210-217.
    De modo a explicar o sucesso das realizações científicas, as abordagens tradicionais em filosofia da ciência empregam critérios epistemológicos; abordagens socioconstrutivistas, a) também utilizam critérios epistemológicos, porém o fazem sem o rigor das abordagens tradicionais, b) quando empregam conceitos socioconstrutivistas, eles não são tão bem definidos quanto os critérios epistemológicos, e c) investem muito mais em narrativas do que propriamente em reconstruções conceituais. Temos assim portanto uma diferença metodológica entre as abordagens tradicionais e o socioconstrutivismo., diferença essa que será o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  39
    Teologia Afro (ou Negra) da Libertação : balanço e perspectivas (Afro (or Black) Liberation Theology: balance and perspectives).Marcos Rodrigues da Silva - 2013 - Horizonte 11 (32):1769-1776.
    KOINONIA/ASETT MINGA/MUTIRÃO DE REVISTAS DE TEOLOGIA LATINO-AMERICANAS Teologia Afro (ou Negra) da Libertação : balanço e perspectivas (Afro - or Black - Liberation Theology: balance and perspectives).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  2
    A distinção entre geração e aceitação de teorias científicas: um problema para a inferência da melhor explicação.Gabriel Chiarotti Sardi & Marcos Rodrigues da Silva - 2023 - Griot 23 (3):223-234.
    O argumento da abdução de Charles Peirce, ou raciocínio abdutivo, frequentemente foi identificado na literatura de Filosofia da Ciência com o argumento da inferência da melhor explicação (IBE) de Gilbert Harman. Essa identificação, embora muito comum, foi esclarecida como um equívoco, visto que enquanto a abdução descreve um processo gerativo de teorias, a IBE de Harman trata de um processo seletivo entre alternativas teóricas rivais. Todavia, Peter Lipton, buscando desenvolver IBE, apresentou uma estrutura muito similar à abdução peirciana com a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    O argumento de Tolstói.Gabriel Chiarotti Sardi & Marcos Rodrigues da Silva - 2023 - Cognitio 24 (1):e61816.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark